A Famesp eleva o nível de controle de seus contratos com terceiros.

 

A Famesp, órgão interveniente da saúde pública em diversas cidades do interior de São Paulo, completou a implantação do modelo “Equipo de Gestão de Contratos”.

Conheça um pouco mais dessa história de sucesso na voz do coordenador da área da Famesp, Sidnei Borges dos Santos.

 


A Equipo Gestão chegou no mercado em 2010 e já gerou milhões em economia para seus clientes. A empresa oferece serviços de gestão de contratos, gestão de estoques, outsourcing de cadastro, homologação e monitoramento de fornecedores.

Os fundadores da Equipo Gestão perceberam que uma melhora na gestão de contratos passou a gerar uma economia e mais efetividade nas empresas. Confira entrevista com Sidnei Borges dos Santos, Coordenador da Célula de Gestão de Contratos da Famesp (Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar), cliente dos serviços atuais da Equipo Gestão.

Como você pode comparar o modelo antigo de gestão dos contratos na Famesp com o modelo atual após a implantação da Célula de Gestão de contratos?
Na gestão de contratos, a Famesp sempre atuou para cumprir com as normatizações da Lei e alinhamento com os órgãos fiscalizadores, como o TCE – Tribunal de Contas do Estado. Com a implantação da Célula, foi aberta a visão de Compliance, ou seja, estar em conformidade com leis e regulamentos externos e internos. Hoje existe uma visão não somente no cumprimento da Legislação, mas também de que as técnicas modernas de administração de contratos despertam em todos os envolvidos, inclusive as empresas contratadas, a responsabilidade para que a prestação do serviço ocorra com qualidade, transparência ética e satisfação para ambos os lados.

Quais benefícios que você enxerga no novo modelo?
Profissionalização da área de contratos, mudança de atitude dos prestadores de serviço, que passam a enxergar a Instituição com muito mais respeito e seriedade e, em longo prazo, a conquista do reconhecimento perante Governo e sociedade como uma entidade que zela pelas boas práticas na gestão de recursos públicos, no que diz respeito às contratações de serviços terceirizados.

Qual seu nível de satisfação com os novos processos?
Alto, pois passamos a enxergar que, como Organização Social de Saúde, é possível para a Famesp, que é uma empresa privada, fazer a gestão de um equipamento público, com todas as suas regras e preceitos, aplicando metodologias antes vistas como exclusivas do setor privado.

Vocês obtiveram ganhos financeiros com a implantação do modelo de Célula de Gestão de contratos?
A nosso ver, o principal ganho com a implantação desse modelo foi a otimização de recursos e a garantia de que estamos, de fato, gerindo os recursos públicos com eficácia e responsabilidade.

Vocês encontraram dificuldades na implantação ou resistência ao novo modelo?
Não, pois com o apoio da alta administração e dinâmica aplicada na implantação do projeto existe o comprometimento das áreas envolvidas.

Como você percebe a Equipo no apoio à implantação desse novo modelo?
A Equipo Consultoria agrega valor em todo processo, pois através de profissionais experientes consegue transmitir todo conhecimento para os responsáveis da Célula de Gestão de contratos.